vrijdag, maart 01, 2024

PRE-ORDER: Georges MARTYN & Arno DAL RI JR (eds.), Métodos da historiografia do direito contemporânea. Olhares cruzados entre a Bélgica e o Brasil (Belo Horizonte/São Paolo: Editora D'Plácido, 2024), 430 p. ISBN 9786555897456

 


Abstract:

Fruto de projeto de pesquisa internacional desenvolvido entre o Ghent Legal History Institute, na Bélgica, e o Ius Commune – Grupo de História da Cultura Jurídica da UFSC, a presente coletânea é composta por artigos focados nas metodologias da historiografia jurídica atualmente aplicadas entre Bélgica e Brasil, por meio do estudo comparado de fontes arquivísticas, doutrinárias, diplomáticas e iconográficas. Apresenta os múltiplos caminhos da história do direito contextual, salientando que o direito compõe uma cultura mais ampla, com suas idossincrasias, mas sobretudo muito “direito comum”, não no estrito senso do ius commune medieval. São inúmeros os transplantes, enriquecidos por uma historiografia moldada por uma cultura sem fronteiras. É nesse sentido que espera se tornar um catalizador para futuros intercâmbios de ideias e de perspectivas, de conhecimento e de métodos.

The work contains a translation and comment by dr. Airton Ribeiro da Silva jr. (Helsinki) of an article published by your humble servant in 2013 (with the gracious permission of the editor). 

See publisher's website for a 20% rebate.

Geen opmerkingen: